O começo

Chocolate - André M.S. 2010 ©

Um dos meu hobbies preferidos é a fotografia. Pretendo abordar bastante esse tema aqui.

Posso dizer que o início do meu interesse por fotografia se deu ao adquirir minha primeira câmera, a Samsung S630. Em matéria de qualidade de imagem a câmera é muito ruim. Somente em ambientes externos, com boa iluminação eu conseguia alguma foto legal, sem ruídos absurdos. Mas o fato daquela câmera ter várias funções manuais, como velocidade do obturador, abertura do diafragma, me fez querer saber o que eram aquelas coisas; e acabei gostando muito do que descobri. Isso foi em meados de 2007.

Somente quase 3 anos depois que pude, finalmente, adquiri um equipamento melhor. Hoje possuo uma Lumix FZ35, que me abriu muito mais possibilidades das quais muitas ainda estou por descobrir. Uma das coisas que eu não havia tido contato ainda, era o tal do RAW. Pra quem não sabe, RAW é como se fosse um negativo da fotografia, mas digital. É um arquivo gerado pela câmera que contem as informações da imagem capturada pelo sensor, que precisa ser revelado digitalmente. Com o RAW podemos recuperar mais da imagem do que o JPG gerado pela própria câmera. Porém, minha experiência com o RAW em ambientes pouco iluminados (teatro) não tem sido das melhores. A quantidade de ruído nas imagens com o ISO mais alto é absurda. Com o JPG, muito desse ruído é eliminado pela própria câmera. Tenho certeza que com câmeras “profissionais”, DSLRs, isso não deve acontecer. Mas com câmeras com o sensor pequeno, como a FZ35 e outras compactas(provavelmente), acontece.

Adoro tentar novas técnicas. Adoro gambiarras que dão um resultado legal. Pretendo publicar aqui as minhas neófitas experiências. Não sei ainda qual o objetivo deste blog. Só quero escrever alguma coisa. E se isso ajudar alguém, ótimo.

Rebecca

Rebecca - Por André M.S. 2010 ©

Deixe um comentário

